O que estou acessando: Início » Entretenimento » Dia da Sergipanidade incentiva a valorização da cultura

Dia da Sergipanidade incentiva a valorização da cultura

Postado em - 24 de outubro de 2015 - 11:17 - Sem Comentários

O que representa ser um sergipano? O que nascer em Sergipe representa para a sua identidade? Mais do que uma data histórica, o Dia da Sergipanidade, comemorado neste sábado (24) marca os costumes, a arte, a tradição e os diversos símbolos que formam a cultura sergipana, mostrando o orgulho de um povo pela sua terra.

Data se refere o recebimento da Carta Régia, que desanexou o território sergipano da Bahia, em 1824, o tornando um Estado independente. O episódio foi protagonizado no governo do brigadeiro Manoel Fernandes da Silveira. Desde a promulgação do decreto de emancipação, até efetivamente Sergipe chegar até sua independência, foram quatro anos de enfrentamento entre os partidários.

Para o secretário de Estado da Cultura, Elber Batalha, o Dia da Sergipanidade não representa apenas a celebração da independência da província, mas também a emancipação da identidade de todo um povo. “Esta é uma data que, cada vez mais, cresce de forma simbólica no sentido de nos fazermos refletir sobre a nossa cultura e identidade. É um momento de valorização da nossa literatura, da música, dos grupos folclóricos, das artes em geral e do nosso patrimônio material e imaterial”, afirmou o secretário.

Emenda Constitucional

No ano 2000, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (AL) alterou o artigo 47 da Constituição Estadual em que era estabelecido que a Emancipação Política do Estado fosse comemorada duas vezes ao ano: 08 de julho e 24 de outubro. Através da Emenda Constitucional, apenas o 08 de julho ficou como data oficial de celebração. A decisão vigorou, pois a AL concluiu que a data que deveria permanecer seria o dia em que D. João VI assinou o decreto de emancipação.

Fonte:  Secult 

Deixe seu comentário!

Para: Dia da Sergipanidade incentiva a valorização da cultura

Quem está curtindo!

As mais visualizadas